Scrum Origens

Scrum

É um framework criado antes do Manifesto Ágil (não se esqueça que foi escrito em 2001, embora seus criadores, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, também tenham participado dele junto com outras pessoas).

Em Ordem Cronológica você verá abaixo a sequência de marcos importantes até chegarmos ao SCRUM como o conhecemos hoje:

1986

Ainda que não o tenham chamado de Scrum, Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka apresentam um artigo chamado ” The New Product Development Game ” no qual apresentam uma nova abordagem para o desenvolvimento de produto, de maneira flexível e holística, fundamentada no empirismo, com ideias que posteriormente seriam aplicadas no Scrum.

Posteriormente, eles explicam que é uma forma de criação de conhecimento no ambiente organizacional perfeito para ambientes nos quais a inovação contínua, incremental e iterativa deve estar presente.

Nessa nova estrutura, uma equipe trabalha como uma unidade, de forma autossuficiente para concluir um objetivo comum , ao contrário da abordagem tradicional em que o desenvolvimento é estabelecido como uma sequência de fases independentes, dependendo da atuação de várias células especializadas que acabam por formar silos, que geram vários gargalos, filas e por consequência ineficiência no fluxo de trabalho.

Marcos da criação do Scrum em Ordem Cronológica

Scrum Origens

1990

Ken Schwaber começa a usar as primeiras aproximações do que mais tarde seria chamado de Scrum como métodos de desenvolvimento avançados. Simultaneamente, Jeff Sutherland usa uma abordagem semelhante na Easel Corporation com John Scumniotales e Jeff Mckenna, referindo-se pela primeira vez ao  termo Scrum (em inglês representa uma formação do sport coletivo rugby). No Rugby essa formação é usada pelos atletas quando precisam defender a posse de bola como uma unidade instransponível com o mesmo objetivo de avançar sobre o campo do time adversário.

1995

Ken Schwaber e Jeff Sutherland na conferência OOPSLA’95 (Programação Orientada a Objetos, Sistemas, Linguagem e Aplicativos) realizaram um workshop descrevendo Scrum. É a primeira vez que o termo é usado publicamente. Ambos colaboram nos anos seguintes para definir o que hoje conhecemos como Scrum.

2001

Schwaber trabalha com Mike Beedle para descrever o método Scrum no livro ” Agile Software Development with Scrum “.

2002

Junto com Esther Derby e Mike Cohn, Schwaber fundou a Scrum Alliance e programas de certificação.

2009

Schawaber deixa a Alliance com o objetivo de promover boas práticas criando em conjunto com Alex Armstrong Scrum.org

2011-2012

Diferentes atualizações do ” The Scrum Guide ” são lançadas com pequenas melhorias e alterações do original.

2017

Atualização mais recente do “The Scrum Guide”.

Siga-nos

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *